EnglishDeutschPortuguêsEspañol
EnglishDeutschPortuguêsEspañol

Saiba tudo sobre a Rua XV de Novembro em Blumenau-SC

Saiba tudo sobre a Rua XV de Novembro em Blumenau-SC

Se você vai visitar Blumenau, não pode deixar de conhecer a famosa Rua XV de Novembro, a rua mais charmosa da cidade.

A Rua XV de novembro é muito movimentada e está localizada no centro de Blumenau. Nela você encontrará cerca de 35 imóveis considerados patrimônios históricos como o prédio da Prefeitura, o Relógio de Flores, a Catedral São Paulo Apóstolo, o Castelinho da Havan, o Teatro Carlos Gomes, museus e muitas lojas. Nos acompanhe na leitura e saiba mais.

Rua XV de Novembro: uma das ruas mais charmosas de Blumenau

Blumenau é conhecida por sua rica herança cultural, arquitetura encantadora e pelo famoso Oktoberfest, atraindo milhares de visitantes todos os anos. No centro da cidade fica a Rua XV de Novembro, um local que cativa os visitantes com seu charme histórico e uma atmosfera acolhedora.

Com suas calçadas largas e arquitetura estilo enxaimel preservados, a rua se tornou um ícone da cidade, representando não apenas sua história, mas também sua vitalidade contemporânea. Outro diferencial da rua é que veículos de grande porte não podem acessá-la, o que torna a rua bastante convidativa para um passeio.

É uma rua estreita, onde estão concentrados muitos pontos turísticos e atrativos com inúmeras opções de loja de souvenirs e comércio. Vale a pena fazer uma caminhada por lá, com certeza o passeio renderá boas fotos.

Antiga “Rua da Linguiça”

Em 1890, a rua recebeu a denominação atual de Rua XV de Novembro e seu traçado foi modificado pela última vez em 1902. Foi reurbanizada em 2000, em comemoração aos 150 anos da chegada dos colonos alemães à cidade. Antigamente, a Rua XV de Novembro se chamava Wurststraße – “rua da linguiça” em alemão -, nome que se referia à sua forma estreita e sinuosa. 

O nome “rua da linguiça” só foi mudado depois da nova Constituição, em 1890, para o nome atual.

Atualmente, a Rua XV de Novembro tem cerca de 1,5 km de extensão. Suas calçadas foram alargadas na revitalização feita nos anos 2000, iniciando seu percurso na Foz do Ribeirão Garcia, perto da primeira Prefeitura Municipal de Blumenau.

Arquitetura Enxaimel

Ao caminhar pela Rua XV de Novembro, os visitantes são imersos em uma atmosfera que combina o passado e o presente de Blumenau. Uma das atrações mais notáveis ​​é a arquitetura enxaimel, herança da colonização alemã que define uma região.

Os edifícios tradicionais proporcionam um espetáculo visual único, transportando os visitantes de volta no tempo. Entre as fachadas coloridas, é fácil se perder nos detalhes que contam histórias de décadas passadas.

Além do comércio e da arquitetura alemã, a rua é sede de diversos eventos culturais ao longo do ano. Entre eles, destaca-se a famosa Oktoberfest, uma festa que celebra as tradições alemãs com música, dança, cerveja artesanal e muita animação. Durante esse período, a Rua XV de Novembro se transforma em um centro de festividades, atraindo turistas de todo o país e do mundo.

Hospedagem com conforto no Hotel Glória

E para aproveitar seu passeio pela Rua XV de Novembro, conte com o conforto do Hotel Glória para sua hospedagem.

Aqui nós oferecemos muito conforto para o seu descanso, tradição, atendimento impecável e, é claro, o melhor café colonial da região.

Vale mencionar também que o hotel está instalado no centro de Blumenau, com acesso aos principais pontos turísticos da região, então confira o blog com dicas de passeios para explorar Blumenau e garantir uma viagem inesquecível. 

Contamos com acomodações confortáveis e bem estruturadas, além de uma localização perfeita para os seus passeios.

Nós estamos te esperando por aqui, à disposição para garantir a melhor experiência em Santa Catarina.
Acesse nosso site e já garanta sua hospedagem. Estamos te esperando!

Você também pode gostar:

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.
1
FOTOS